sábado, 12 de maio de 2012

Movimento estudantil realiza passeata na cidade de Pinheiro contra a falta de professores no ensino médio


Estudantes de várias cidades saíram às ruas de Pinheiro no dia de ontem (10) para protestar contra a falta de professores no ensino médio.  Alunos do ensino médio das escolas públicas do estado foram as ruas reivindicar seus direitos. Entre os temas estavam: QUEBRANDO O SILÊNCIO e os alunos do ensino médio pedem socorro estamos sem professores! a falta de compromisso do governo do estado com a educação pública tem gerado revolta nos estudantes, na maioria das escolas não tem professores, o que dificulta e muito o aprendizado, “jovens que sonham em se formarem capacitados para o mercado de trabalho, mas, como isso é possível se o governo nos tira o direito de uma educação de qualidade? Os filhos deles, é claro, estudam em escolas no exterior! Para os nossos filhos resta uma educação precária! Sem merenda, sem carteiras e sem PROFESSORES”, disse Michael, aluno da rede estadual de Central do Maranhão. Em Central- os alunos do terceiro ano a noite, estão sem professores de inglês e língua portuguesa. Na cidade de presidente Sarney, a situação ainda é mais grave, fontes informam que ainda não começou o ano letivo, “CHEGA! a juventude NÃO vai mais ficar calada diante de tanta humilhação! ESTUDAR É UM DIREITO DE TODOS E NÃO APENAS DE UMA CERTA CLASSE PRIVILEGIADA! Abaixo a opressão! FORA ROSEANA!”, clamava a multidão de estudantes pelas ruas da cidade.  
A polícia compareceu ao local, contra o movimento levaram dois jovens de Mirinzal presos para a delegacia. As redes de televisão local também estavam presentes.
Motoristas respeitaram o movimento, exceto uma senhora que queria pisar os estudantes como você pode observar na imagem. Veja o depoimento do estudante Michael Max da escola José Roberto Viana de Central do Maranhão:
O VERDADEIRO CARÁTER DA SOCIEDADE!
Alunos das escolas do estado foram ás ruas de Pinheiro ontem para protestar pela falta de professores nas suas escolas. Levando faixas e apitos fizeram um protesto PACÍFICO, usando a liberdade de expressão contra a falta de humanidade desse governo corrupto que não tem nenhum interesse em educar o jovem maranhense, durante a passeata o transito foi parado  como forma de protesto, muitos motoristas compreenderam, o que não foi o caso dessa senhora que tentou colocar o carro em cima dos alunos! Sem nenhuma consideração e respeito com os estudantes, (é claro que a polícia não estava presente nessa hora) me pergunto até quando viveremos numa sociedade tão ignorante e preconceituosa quanto aqueles que a conduzem! Uma coisa é certa, NÃO vamos nos calar!
Quem sabe um dia não prevaleça a sabedoria...”
O movimento começou às 9:00 horas e só terminou quando a policia chegou ao local, às 2:00 da tarde. O secretário de educação regional foi ouvido, porem não deu resposta que os estudantes esperavam. O governo do Estado ainda não se manifestou sobre o caso. veja as fotos abaixo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário